quinta-feira, 5 de junho de 2008

História Política Madeirense

Ao longo destes últimos 30 anos, pode-se dizer que a Região Autónoma da Madeira foi desenvolvida e protegida pelo Partido Social Democrata (PSD), que como o nome indica baseia-se na democracia política, sem abrir mão dos seus pressupostos.

Como partido, é a maior força política e social, mobilizadora e de forte influência sobre o povo madeirense, ocupando postos de liderança política e governamental. Tem demonstrado ser uma organização com militância e bons quadros parlamentares, e tal facto prova-se quando vemos que após 30 anos o PSD-Madeira continua a ser um modelo de “boa” política, com grandes objectivos e ideais.

Desde a sua fundação, é assumido como o Partido da Autonomia, visto que soube construir a sua própria identidade, como um grande e profunda raiz popular, visto que desde sempre soube se relacionar e cativar a população madeirense.



Na Madeira, o PSD adoptou o símbolo nacional do Partido. O PSD/Madeira rege-se pelos estatutos e regulamentos próprios, em correspondência com a autonomia política e administrativa reconhecida à Região.

A estrutura laboral do PSD/Madeira designa-se TSD/Madeira – Trabalhadores Sociais Democratas bem como a estrutura juvenil – JSD/Madeira – Juventude Social Democrata, regem-se pelos Estatutos e Regulamentos próprios.

O Presidente, Alberto João Cardoso Gonçalves Jardim

Alberto João Cardoso Gonçalves Jardim, foi o co-fundador do PSD/Madeira. É presidente do partido desde 1974, desde então vem presidindo às suas Comissões Políticas Regionais, integrou as respectivas Comissões Políticas Nacionais, incluso como vice-presidente de uma vogal por inerência de outra; foi presidente da Mesa do Congresso Nacional e é o actual Presidente do Conselho Nacional do Partido.

ÓRGÃOS


Ø Congresso Regional – órgão supremo do PSD/Madeira.
Ø Conselho Regional – órgão responsável pelo desenvolvimento e execução da linha política do Partido definida pelo Congresso Regional, bem como pela fiscalização da actividade da Comissão Política, da Comissão
Ø Permanente, do Secretariado e dos órgãos locais do PSD/Madeira.
Ø Mesa – preside os trabalhos do Congresso Regional e do Conselho Regional.
Ø Comissão Política Regional – órgão de direcção política do PSD/Madeira.
Ø Conselho de Jurisdição Regional – órgão encarregado de velar ao nível regional pelo cumprimento das disposições constitucionais, legais e estatutárias.
Ø Comissão Permanente – assegura o acompanhamento constante do desenvolvimento da situação política, assume decisões de carácter urgente ou imediato, bem como propõe à Comissão Política, decisões ao Âmbito da competência desta.
Ø Secretariado – compete a gestão administrativa, financeira, logística e material do PSD/Madeira, bem como dos seus funcionários.

ÓRGÃOS DE BASE:

Ø Assembleia de Freguesia – composta por todos os filiados de cada freguesia e por dois representantes da JSD, indicados pelo órgão competente.
Ø Comissão Política de Freguesia – composta por presidente, vice-presidente, secretário tesoureiro e 5 vogais e um representante da JSD.
Ø Comissão de Sítio – composta por 3 militantes do PSD ou da JSD no respectivo sítio da freguesia, designados pela Comissão Política de Freguesia.
Ø Os actuais Órgãos regionais do partido são decorrentes do XI Congresso do
Ø PSD/M, realizado nos dias 27 e 28 de Maio de 2006.
Ø Mesa do Congresso e do Conselho Regional
Ø Presidente – Nélio Mendonça
Ø Comissão Política Nacional
Ø Presidente – Alberto João Jardim
Ø Vice-presidentes – Coito Pita, Miguel Albuquerque, João Cunha e Silva, Miguel de
Ø Sousa, Miguel Mendonça
Ø Secretário-Geral – Jaime Ernesto Ramos
Ø Conselho de Jurisdição
Ø Presidente – Luís Dantas



segunda-feira, 26 de maio de 2008

Cultura


A Região Autónoma da Madeira, apesar de só ter-se começado a desenvolver há cerca de 30 anos, na actualidade é das regiões portuguesas mais desenvolvidas económica e culturalmente. Ao longo destes anos tem vindo a criar um ambiente artístico, isto é, tem investido na cultura “para o mundo”, visto que depende economicamente do turismo.

Em anos anteriores, as instituições (clubes recreativos e desportivos, casas do povo, juntas de freguesia, câmaras municipais…) vieram criando os seus grupos (Grupo de Dança, Grupo de Teatro, Grupo de Cordas…), grupos estes com intuito de ocupar os tempos livres dos jovens, no entanto, estes com o passar do tempo foram querendo evoluir, e assim tornando-os cada vez melhores nas suas actividades, passando a participar em concursos entre freguesias e até municípios.



Neste momento, a nossa região, é das regiões com maior diversidade cultural, e tal facto nota-se no número de eventos/ espectáculos/ exposições apresentados todos meses, semanas; estes eventos baseiam-se em: Teatro, Dança, Arte, Música, Fóruns Sociais com temas da nossa actualidade; tudo aquilo que nos enriquece e nos ajuda a evoluir física e mentalmente.

Dança

Teatro

Música

Arte


Devido à nossa grande diversidade cultural, são criadas agendas culturais de modo a contribuir para uma melhor organização de eventos e publicidade destes, para que resultem em “casa cheia” e que sejam desfrutados pelas gentes de cá e de lá...


Poderá consultar a Agenda Cultural 2008, no site: http://www.culturede.com/